No mês de outubro, os alunos do projeto Transformando Vidas Pelo Esporte, realizado pela Liga Petropolitana de Desportos (LPD), estão participando de diferentes atividades. Além dos treinamentos de fundamentos técnicos e táticos de futebol e futsal, as crianças e adolescentes do projeto agora também estão realizando amistosos com escolinhas do município. Os intercâmbios têm o objetivo de promover a troca de experiências dos alunos dentro e fora das quadras.
“Levar os alunos para fora dos seus bairros e trazer crianças de outras escolinhas para o lugar de atividade deles é positivo para todos. Eles conhecem novas pessoas, aprendem diferentes toques e movimentos, e naturalmente cultivam o espírito competitivo. Iniciamos fazendo amistosos contra escolinhas da cidade, e ainda nesse mês vamos promover o intercâmbio entre núcleos do próprio projeto”, conta o idealizador do projeto, Geraldo Barros.
No primeiro amistoso realizado no início do mês, os alunos do núcleo do Independência visitaram a Escolinha Um Sonho de Criança (USC), em Corrêas. Já na semana passada, as crianças e adolescentes do núcleo do Bataillard, foram até o bairro Pedras Brancas, jogar contra os alunos do Projeto Cristo em Movimento. Os professores do projeto acompanharam os jovens durante a viagem e nos jogos.
“O resultado mais importante foi olhar para cada aluno e observar a alegria em seus rostos. É isso que nos motiva a continuar trabalhando todos os dias”, disse o professor do núcleo do Independência, Deslande Neto. Já o estagiário de educação física, Bernardo Jordan, destacou a participação de todos os jovens: “Todo mundo jogou e participou dos amistosos com a mesma quantidade de tempo. Acabamos perdendo as partidas, mas foi bem proveitoso. Prezamos pela participação de todos nos jogos”.
O Projeto Transformando Vidas Pelo Esporte é realizado pela LPD,com patrocínio da Enel Distribuição Rio, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Rio e apoio da Prefeitura de Petrópolis. Ao todo, 600 crianças dos seis aos 17 anos são atendidas pelo projeto em 10 comunidades de Petrópolis, com aulas de futebol e futsal. Cada núcleo em um bairro, possui acompanhamento de um professor e um estagiário de educação física, e um agente comunitário.
Cada núcleo conta com 60 alunos, entre crianças e adolescentes. Eles têm aulas duas vezes na semana, sendo divididos em três grupos nas atividades durante o dia. O projeto “Transformando Vidas Pelo Esporte” está presente nas quadras do Castelo São Manoel, Alto da Serra, Bataillard, Boa Vista, Independência, Bingen, Fazenda Inglesa, Valparaíso, Carangola e no Centro de Iniciação Esportiva (CIE) do Caxambu.
Youtube
Nossa Linda Juventude - o trecho, no instagram da banda Jota Quest e Flavio Venturini
A do Pe Fábio e Maria Rita dia 05/12 nas plataformas digitais
Lançamento Acenda o Farol - Jota Quest 05/12
QVOF Lançamento Maira Guedes 05/12
Desenvolvido por Webnode